sábado, 4 de agosto de 2012

FUNDAÇÕES



Ou o grupo de trabalho do governo não sabia, de todo, o que estava a fazer… ou não estava preparado para cumprir a missão que lhe foi confiada… ou usou, pura e simplesmente, de má-fé… ou, ainda, pretendia-se atingir outros objectivos pouco confessáveis…

O simples facto de ter divulgado os resultados do Relatório de Avaliação das Fundações, sem que antes tivesse notificado os avaliados para que se pudessem pronunciar sobre a avaliação que lhes tinha sido feita, é uma grosseira violação do princípio do contraditório.

Como diz Estrela Serrano no "Vai e Vem", não foram acautelados, assim, "os efeitos irremediáveis na reputação das Fundações que tivessem sido alvo de erros ou lacunas, que sempre existiriam num universo tão fluído e disperso como se antevia e se veio a provar".

Em resposta a esta manifesta incompetência do Governo (solidariamente responsável pelos actos da comissão que nomeou), o reitor da UL – Professor Sampaio da Nóvoa –, em carta aberta a Passos Coelho, enumera os inúmeros dislates.

O relatório, na maioria dos casos das ponderações feitas às Fundações Universitárias, confunde candidaturas a projectos de investigação nacionais e internacionais, com apoios ou subsídios financeiros às suas actividades. Erro grosseiro…!

Erros como este não acontecem por acaso…!

Como escreve Júlio, no "Aspirina B": "pura ignorância, talvez, mas agravada pelo preconceito ideológico e pelo factor premeditação, pois o Crato já disse que quer acabar com as fundações universitárias. É o típico casamento da incompetência com a manipulação".


1 comentário:

fernando pimenta disse...

‎- Enjoa tanta incompetência neste governo . A Fundação Calouste Gulbenkian ... É uma Fundação TOTALMENTE PRIVADA ... não tem de entrar no "(pro)fundo" estudo que ditará futuras acções destes tristes governantes que temos !