sexta-feira, 13 de julho de 2012

À PROCURA…



Tenho amigos e familiares com ligações muito próximas à Maçonaria. Não vou divagar quais os "ritos" e "obrigações" a que reportam; não é relevante para este caso. Porém, sei que eles todos estão preocupados com aquilo que penso ser um lema ou uma aspiração das suas irmandades – "a procura permanente do conhecimento".

Percebe-se facilmente que um ensejo como este traduz a necessidade permanente do aperfeiçoamento e/ou de aumentar o saber de cada um.

Mas, (infelizmente) não é para todos… Há aqueles que, por inépcia ou calaceirice, preferem ter um saber ou conhecimento para sempre (permanente), sem terem necessidade de o renovar ou progredir em estudo… Haverá, talvez, outros que o desejem como garantia contra a senilidade, a perda de memória ou "Alzheimer"…

Com efeito – e é esta a realidade – até ontem não imaginava que pudesse haver alguém que confundisse a "procura permanente do saber" (lema emblemático dos Maçons), com a "procura do saber permanente" (lema de… preocupação de… receio de… enfim, alguém que tem medo de perder a memória).

Existe… e tem nome:


Sem comentários: