quarta-feira, 25 de julho de 2012

FARISEUS



Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos da Torá, surgidos no século II a.C.. A palavra Fariseu significa "independentes", "a verdadeira comunidade de Israel", "santos". Criam uma Lei Oral, conjuntamente com a Lei escrita. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e tornaram-se os precursores do judaísmo rabínico.

Quando observo a estirpe que constitui o nosso governo, que na sua maioria se considera cristão, relembro o discurso de Jesus Cristo relativamente aos Fariseus do seu tempo e quedo-me a pensar se não terá proferido este discurso para o membros do governo de Passos Coelho:

2«Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés.
[]4Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar.
5Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos.
6Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas.
7Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados ‘mestres’ pelos homens.
[]10Nem permitais que vos tratem por ‘doutores’, porque um só é o vosso ‘Doutor’: Cristo.
[]14Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, que devorais as casas das viúvas, com o pretexto de prolongadas orações! Por isso, sereis mais rigorosamente julgados.
[]15Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito e, depois de o terdes seguro, fazeis dele um filho do inferno, duas vezes pior do que vós!
16Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Se alguém jura pelo santuário, isso não tem importância; mas, se jura pelo ouro do santuário, fica sujeito ao juramento.’
[]23Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho e desprezais o mais importante da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade! Devíeis praticar estas coisas, sem deixar aquelas. 24Guias cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo! []
27Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque sois semelhantes a sepulcros caiados: formosos por fora, mas, por dentro, cheios de ossos de mortos e de toda a espécie de imundície! 28Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. (Mt 23,1-36)

Se calhar… foi!


1 comentário:

Anónimo disse...

Esta é boa!
Estas coisas já vêm de longe, mas de nada vale ficarmos a lamentar. É necessário que o Povo se levante, firme e unido, isto sim, vale a pena.