terça-feira, 10 de julho de 2012

CANUDOS HÁ MUITOS…!



Não sei se faziam parte do conjunto de documentos apresentados aos jornalistas aqueles que penso serem os mais importantes… Muito menos sei se existem… Todavia, julgo que a Lusófona (se estes documentos existirem) deve torná-los púbicos.

Assim, comungando das preocupações que a Professora Doutora Estrela Serrano apresenta no seu blogue Vai Vem, pergunto:

1- Existe alguma acta ou despacho da nomeação da comissão de creditação…?

2- Foram apresentadas declarações comprovativas dos cargos ou funções profissionais desempenhados pelo ministro, com descrição detalhada e respectiva duração, de cada um desses cargos ou funções…?

3- Foi feita alguma avaliação qualitativa (por parte das entidades competentes) relativamente ao desempenho desses cargos ou funções por parte do ministro…?

4- Quais foram os critérios de avaliação das competências profissionais aplicados pela comissão de creditação (os quais deverão ter sido definidos previamente)?

5- Existe alguma indicação detalhada dos créditos atribuídos às competências profissionais do ministro…?

6- Foi elaborado algum documento indicando quais as unidades curriculares do plano de estudos que o ministro ficou dispensado de realizar…?

7- Onde está a acta da comissão de creditação que elaborou o parecer de avaliação…? e

8- A acta do conselho científico que aprovou e/ou ratificou o parecer…?

9- Como foi elaborado o certificado de habilitações do ministro, do qual conste referência às unidades curriculares creditadas por via da competência profissional.

Estes procedimentos são aplicados por quase todos os estabelecimentos de ensino superior, variando com as especificidades próprias de cada um, e constam dos respectivos regulamentos.

Face a esta enorme confusão pergunto: Existe algum regulamento específico que defina as normas de creditação académica na Universidade Lusófona? A existir, porque não é divulgado…?

Sabem a quem me refiro...?


Sem comentários: