quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PILARES DO PODER TOTALITÁRIO

É preciso estar atento aos fenómenos históricos que teimam em se repetir; principalmente se esses fenómenos se apoiam na boa-fé, nas crenças, nas expectativas e na ilusão dos povos. Estas manifestações são, normalmente, acompanhadas pela tomada do controlo dos órgãos de comunicação social – são os pilares que suportam as ditaduras.



Sem Joseph Goebbels – uma das personagens mais sinistras da Europa do século passado –, Hitler não teria conseguido ir tão longe…

Figura-chave do regime nazi, foi Ministro do Povo, da Alegria e da Propaganda de Adolf Hitler (Propagandaminister), onde exerceu um severo controlo sobre as instituições educativas e os meios de comunicação.

Goebbels fez tudo o que estava ao seu alcance na preparação do povo alemão para um conflito militar em larga escala. Aumentou o seu poder e influência através de alianças e constante deslocação dos dirigentes nazis; uns por conveniência pessoal, outros pela necessidade de os punir ou afastar dos centros de decisão, sem que o povo se apercebesse das verdadeiras razões. Era necessário fazer uma coisa, parecendo outra… O livre-arbítrio camuflado!

Em finais de 1943, a guerra estava a virar-se contra os poderes do Eixo; todavia, isso só contribuiu para que Goebbels intensificasse a sua propaganda, exortando os alemães a aceitar a ideia de guerra total, enaltecendo os ideais de “patriotismo”.

Goebels foi um dos pilares do Nazismo e do Terror na Europa.

Sem comentários: