quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O PAPAGAIO QUE QUERIA SER PAVÃO



O papagaio


Uma das características dos papagaios é a sua capacidade de reproduzir sons idênticos à voz humana, de palrar… Palrar, diz-se, também, da capacidade de falar sem dizer nada. Os papagaios são conhecidos pela sua grande habilidade vocal, alegria e destreza com os pés. A dieta dos papagaios na natureza é variada, composta por frutos, sementes, rebentos, flores e eventualmente insetos que estão nas frutas.



O pavão
 O pavão é um animal esbelto, por vezes associados ao luxo e ao bem-estar. Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas. Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho tem um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e serão um exemplo de seleção sexual.

Nota-se esta enorme tendência de metamorfose quando se assiste a uma entrevista de um político (como aquela a que assisti hoje na RTP) – o qual não passa de um papagaio mas que se quer arrogar a posturas de pavão (ostentando a sua extravagante cauda, qual ritual complicado de acasalamento) – aquilo que poderemos obter é um triste espectáculo de insegurança, medo, acabrunhamento, dependência de outros, mas com a indisfarçável ambição de parecer um pavão.

Este animal que palra como um papagaio, embora queira parecer um pavão – talvez só para poder utilizar os seus dotes de sedução para o acasalamento – não passa de uma mistificação, tal como o papagueado que utiliza. Todavia esta situação torna-se muito mais grave porque os rituais de sedução para acasalamento que utiliza não são consensuais, o que transforma estes actos em estupros ou violações.

Sem comentários: