sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CEGOS, SURDOS E MUDOS



A redução da dívida pública "é um processo demorado, sobretudo no contexto de um ambiente externo frágil", defende o Fundo Monetário Internacional (FMI) e ainda que "consertar problemas orçamentais e reduzir a dívida leva o seu tempo".

"Os esforços de consolidação orçamental necessitam de ser complementados por medidas de apoio ao crescimento", alerta um estudo intitulado "O Bom, o Mau e o Feio: 100 anos a lidar com o espectro da dívida pública".

Os técnicos do FMI estudaram um século de evolução da dívida pública, focando-se em seis casos particulares em que a dívida ultrapassou os 100 por cento do PIB (entre os quais o Reino Unido, nos anos 1920, ou a Itália, nos anos 1990) [estudo disponível (versão em inglês) na íntegra].

A conclusão é que, quando a dívida pública de um país ultrapassa os 100 por cento do respectivo PIB, são precisas décadas para a reduzir a níveis mais controláveis. Segundo o estudo, em média, 15 anos depois de um país ultrapassar os 100 por cento de endividamento, a dívida só baixa 10 pontos percentuais.

No mesmo documento, o Fundo Monetário Internacional avisa ainda que a redução do défice deve ser complementada por medidas de crescimento.


E, porque será que eu continuo com um sentimento de que, ao contrário do que diz o PM-PPC, este governo é constituído por Cegos, Surdos e Mudos que Não querem Ver, não se dispõem a Ouvir e recusam-se a Falar verdade…?


Cada vez me convenço mais (tenho a certeza) que os verdadeiros objectivos desta aparente e incompetente Cegueira, Surdez e Mutismo se devem a vis compromissos (muito pouco confessáveis) que duas Guerras Mundiais e uma larga dezena de contra-revoluções não conseguiram fazer – a implantação do liberalismo desenfreado e fascizante destruidor do Estado Social.

Milton Friedman foi o porta-estandarte desta cruzada negra contra a humanidade (camuflada de erudição académica) e que, em Portugal, teve como mais fiéis seguidores Cavaco Siva e Victor Gaspar.

Passos Coelho não conta…


Sem comentários: