terça-feira, 1 de maio de 2012

A MORTE DO SABER DE UM POVO



Pensei em escrever uma carta aberta ao PM Passos Coelho; mas, cartas escrevem-se se houver uma relação social entre os correspondentes… Neste caso não há relação social, nem de amizade ou inimizade – existe, tão-só, indiferença – que, julgo, é o pior sentimento que se pode "nutrir" por alguém.

Todavia, não posso calar a denúncia do comportamento deste governo. Pode parecer uma redundância apregoar o que todos sabem, o que muitos, no mais recôndito das suas hipócritas e comprometidas consciências, fingem ignorar e o que bastantes sentem de desilusão para lutar.

Os meus pais (felizmente para eles) já morreram. Deste modo, foram poupados à vilania e desrespeito como seriam tratados se ainda fossem vivos. Porém, os meus sogros (nos seus oitenta e muitos anos) e muitos outros pais que "teimosamente" (que, se calhar, é o advérbio com que este Governo qualifica a resistência deste povo) tentam subsistir, vêem, a cada dia que passa, ser-lhes roubada a possibilidade de viverem os seus últimos dias com dignidade. Pior…! Eles não necessitariam de favores para usufruírem dos seus direitos – descontaram durante toda a sua vida para poderem gozar, sem sacrifícios de maior e condignamente, os últimos dias da sua existência.

Hoje, 1 de Maio, marco histórico da conquista de direitos dos trabalhadores (por este andar, num futuro próximo, escravos…) sou confrontado com mais um dislate grosseiro do Sr. PM PPC: – "… o subsídio de Férias e o subsídio de Natal, para os aposentados e pensionistas, só voltarão em 2018"… (o texto pode não reproduzir fielmente o discurso de PPC, mas a ideia é esta).

– Acreditará o Sr. PM que os aposentados idosos resistirão até 2018…?

– Acreditará o Sr. PM que, dificultando o acesso à saúde e retirando condições de vida aos idosos, estes resistirão até 2018…?

– Acreditará o Sr. PM que, aumentando os impostos e retirando benefícios fiscais aos idosos mais desfavorecidos, eles resistirão até 2018…?

– Ou será que o Sr. PM acredita que os idosos são os excedentários e não deveriam existir em 2018…?

Custa-me a acreditar que alguém, por mais incompetente e "mente caput" que seja, pense desta maneira; mas a prática governamental contraria a minha crença.

Corremos o risco, se não modificarmos o estado em que se encontra o nosso País, de vermos este governo apregoar, em 2018, "conseguimos aumentar a riqueza deste País", ignorando o preço que este povo sofredor pagou: a morte precoce, sem esperança, sofrida e desiludida do seu saber mais válido e experimentado – os seus Idosos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lamento desiludido, mas os políticos, incluindo o PM, nunca respeitaram a vida do povo. Para eles, somos apenas mão de obra, ou pior ainda, lixo. Mas o mais grave, é que as pessoas votam neles e até os beijam durante as campanhas para os eleger.
E para piorar, nas próximas eleições não vai haver novidades, ganha o PS e pronto, não se fala mais nisso.
Não se iluda meu amigo, os únicos que reclamam são os sindicatos, de resto, as pessoas só se juntam se for para o espeto no porco, para irem a Fátima, ou para o futebol. Enquanto o Benfica "ganhar" e o fantasma do Salazar andar por aí, está tudo bem. O melhor é fazermos pela nossa vida e deixar a dos outros, não vá que nos acusem de invejosos, ou que temos a mania que sabemos mais do que Deus.... Não, não estou a brincar, neste pais ouvem-se destas coisas diariamente.

urantia disse...

António, não vou negar que o teu artigo me fez uma dor no peito. Gostei muito.

Não há classe política, mas todos fazemos política, mesmo sem darmos por isso.

Temos que questionar e sempre. E esta mensagem tem que ser passada.

Continua-se realmente com Fátima e futebol. Mas a alienação continua com horas seguidas de novelas e reality shows.

Temos que fazer escolhas.

Se achamos que os canais de televisão não estão a cumprir com o seu dever, então cabe a nós como consumidor, transmitir-lhe essa mensagem. Não vamos contribuir para as suas audiências.
Se achamos que a Galp nos explora mais que outras, não vamos à Galp.
Se já temos a consciência que a alimentação colocada nas grandes superfícies, não tem qualidade, deixemos de lado a preguiça e toca a procurar alternativas. Elas já existem.
O consumidor tem o poder de moldar o fornecedor.
Hoje na TVI 24, no programa Observatório do Mundo que passa às 20h, deu a 2ª parte de um documentário que refere a eventual ligação do cancro à alimentação dominada e controlada por meia duas de grandes corporações, ligadas à biotecnologia.
Se as pessoas não souberem destes temas, quando estão relacionados com o que colocamos à mesa, para nós e família, o que pode ser mudado? Nada.
A fruta toda perfeita continua a ser muito boa pois até já nos lembramos o saber da fruta do antigamente, a carne que larga água em vez de sangue é boa....
Respeito a opinião de "fazermos pela nossa vida e deixar a dos outros", mas não a aplico.
Quanto à agenda da Eugenia Portuguesa, temos o direito e a obrigação de a expor.
O Conhecimento é a arma que tanto se tenta aniquilar. Porque será?