domingo, 6 de maio de 2012

ACP – O NOVO PARTIDO POLÍTICO



José Sócrates tomou posse como Primeiro-Ministro em Março de 2005. Os dois Governos que o precederam foram governos de coligação – PSD e CDS – liderados por Durão Barroso (Abril de 2002 a Junho de 2004) e, posteriormente, Santana Lopes (Julho de 2004 a Março de 2005).

O i online noticia que o "ACP apresenta queixa contra Lino, Campos e Mendonça".


A certa altura da notícia o Jornal i refere:

"A decisão do ACP visa levar o DIAP a investigar os indícios de gestão danosa já identificados em relatórios elaborados sobre este dossiê pelo Tribunal de Contas (TC) ou a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças – como o relatório de auditoria 14/2003 do TC, que concluiu que o “lançamento deste programa de concessões não foi precedido de uma avaliação sobre a sua economia, eficiência e eficácia (...), o programa foi lançado sem se avaliar se o mesmo acarretaria value for money para o Estado”. Todos estes relatórios surgem citados na participação entregue e sustentam o pedido de investigação, já que concluem pela inércia do Estado e a falta de fiscalização das concessões e de informação viável para o controlo das PPP, entre outras conclusões, diz o ACP" (negrito nosso; pode, também consultar o relatório do TC aqui).

Lê-se no ponto "1.2 Natureza e âmbito da Auditoria", constante do RELATÓRIO DE AUDITORIA N.º 14/2003 - 2ª SECÇÃO, de Maio de 2003, fl. n.º 5, no seu último parágrafo: "Finalmente e quanto ao seu âmbito temporal, a auditoria cobriu, «grosso modo», o período que vai de 1997 a 2002".

E é aqui que começa a minha dúvida. Se a auditoria realça, quanto ao seu âmbito temporal, o período que vai de 1997 a 2002 – período em que José Sócrates certamente não pensava em constituir governo – como poderá o seu governo ser responsabilizado por actos cometidos nesse período?

Outra dúvida me ocorre: Será que o ACP está mandatado para fiscalizar os actos dos Governos…? 

Julgava que essa responsabilidade caberia ao Parlamento…!

Tenho quase a certeza de que esta "obrigação" não consta dos Estatutos do ACP… Ou constará…?

Por causa das dúvidas, nunca me hei-de tornar sócio do ACP…

Sem comentários: