sexta-feira, 4 de maio de 2012

PORTUGAL ESTÁ MELHOR…?





Afinal, o que é Portugal…?

– Será, somente, uma marca que se pretende preservar e desenvolver para agradar às minorias poderosas…?

– Será uma superfície delimitada, com fronteiras bem definidas, com características climatéricas específicas, de amena temperatura, etc., onde os estrangeiros podem, sem grande esforço financeiro, gozar uns períodos agradáveis…?

Depois de ler o discurso de Bagão Félix no Sol confesso que estou confuso e começo a questionar-me se estarei, ou não, enganado…

Para mim, Portugal é o conjunto – e cada um – de todos os portugueses irmanados nas suas raízes culturais, históricas, de tradição e de costumes que expressam a característica inconfundível de um povo que ao longo da sua história se afirmou no mundo – o Povo que melhor exemplificou e criou o espírito da globalização.

Portugal sem portugueses não é Portugal…! Poderá ser o que quiserem aqueles que o conquistarem; mas, este País, sem portugueses, não é Portugal.

Penso que, mais uma vez terá faltado a coragem ao Dr. Bagão Félix. O que deveria dizer era que "Portugal está pior porque os portugueses estão bastante mal e os seus governantes não honram a sua história, nem cumprem as promessas feitas – são mentirosos!"

Mas, a cada dia que passa, apercebemo-nos que é preciso mais coragem para dizer a verdade; embora saibamos por experiência adquirida ao longo dos quase 9 séculos de existência que a verdade é mais forte que as algemas…!

Libertemo-nos…!

Sem comentários: