terça-feira, 15 de maio de 2012

A CULTURA QUE TEM DE SER ALTERADA…



O PM-PPC arengou: "A cultura média é de aversão ao risco. A generalidade dos nossos jovens licenciados têm hoje um nível de qualificações muitíssimo mais elevado do que alguma vez aconteceu na história portuguesa e preferem ser trabalhadores por conta de outrem do que serem empreendedores. "

Diz, ainda: "E esta cultura tem de ser alterada".

Pergunto eu: porquê…? Quem lhe encomendou o discurso…? Que objectivos estão por detrás desta mensagem…?

Ora, vejamos os dados seguintes (e o Daniel Oliveira que me desculpe ter rapinado esta informação do seu post no Arrastão):

"Vale a pena olhar para os números para confrontar os mitos que Passos Coelho tem na sua cabeça com a realidade. Portugal é o terceiro país da Europa com mais autoemprego. Sabem qual é o primeiro? A Grécia. Nós com uma taxa de autoemprego de 23,5%, a Itália com 24,9% e a Grécia com 30,1%. Sabem qual é o último da OCDE? Os Estados Unidos da América. E na Europa? Os países escandinavos. Teríamos de concluir que mesmo que fosse verdade que os portugueses têm "aversão ao risco" (coisa que a nossa emigração desmente de forma esmagadora), o desejo dos jovens de serem "trabalhadores por conta de outrem" não tem qualquer tradução na concretização real. E que são muitos os que se arriscam no autoemprego".

Que cartilha é esta com a qual o PM-PPC nos tenta ludibriar…?

A quem obedece…?

Não! Muito obrigado, mas não estou interessado na sua catequização, Sr. PM…! As quase três décadas que vivi no Estado Novo ensinaram-me o que queriam dizer as "conversas em família"…

Mas, será que o Sr. PM-PPC acredita que o povo é parvo…?

Olhe que não…! Pode demorar um pouco mais a reagir, porque é tolerante; todavia, a sua paciência tem limites. Pode crer…

Sem comentários: