domingo, 3 de julho de 2011

Farto de ser cobaia


O EXPRESSO online, ao fim do dia 3, Domingo, informava:
 O New Deal (em português "novo acordo") foi o nome dado a uma série de programas desenvolvidos nos Estados Unidos da América (EUA) entre os anos 33 e 37, do século passado, durante a presidência de Franklin Roosevelt. Pretendeu-se com os programas do “New Deal” recuperar e corrigir a economia norte-americana, depois dos prejuízos causados pela Grande Depressão.
Poderemos resumir os programas ao seguinte:
1.      - Investimento maciço em obras públicas: o governo investiu US$ 4 biliões (valores não corrigidos pela inflação) na construção de centrais hidroeléctricas, barragens, pontes, hospitais, escolas, aeroportos, etc. Tais obras geraram milhões de novos empregos;
2.       - Destruição dos stocks de produtos agrícolas (como o algodão, o trigo e o milho), a fim de conter a queda dos preços;
3.       - Controlo dos preços e da produção, a fim de evitar a super-produção na agricultura e na indústria;
4.       - Diminuição da jornada de trabalho, com o objectivo de se criarem mais e novos postos de trabalho.

O anterior Governo português já tinha reconhecido a necessidade de se promover um investimento maciço em centrais hidroeléctricas, barragens, pontes, hospitais, escolas, aeroportos, etc.
Do encontro noticiado pelo Der Spiegel e pelo Expresso entre os ex-primeiros-ministros Guy Verhofstadt (Bélgica), Giuliano Amato (Itália), Michel Rocard (França) e o ex-presidente Português Jorge Sampaio, resultou o apelo à criação de uma solução semelhante ao New Deal dos EUA, nos anos 30 do século passado.
A solução de problemas como os que a Europa está a atravessar (e Portugal em especial) já foi inventada. Não precisamos de novos economistas, com novas ideias, tentando novas soluções e experiências, neste laboratório de testes – Portugal.
Mas, mesmo assim, têm de experimentar qualquer coisa para … para… para quê?
Suspenderam as obras públicas, estradas, túneis; tentaram despedir trabalhadores dos estaleiros de Viana; criaram um imposto extraordinário de 50% sobre o valor do Subsídio de Natal.
Oh, meu Deus, já estou farto de ser cobaia, neste laboratório de testes!

1 comentário:

UrantiaPt disse...

Estão todos perdidos! Só que não querem contar!