sexta-feira, 29 de julho de 2011

Como eu compreendo Barack Obama!


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou, hoje, num discurso, feito a partir da Casa Branca, que continua “preparado para trabalhar com democratas e republicanos” no sentido de encontrar uma solução para o impasse político em torno do aumento do limite do endividamento.
Como o Compreendo…!
Penso que todos nós sentimos a “angústia” do presidente Obama.
Sentimos, numa situação idêntica a esta, a “angústia” do Governo liderado por José Sócrates quando tentou criar condições para que os partidos, com assento parlamentar (de esquerda ou de direita), pudessem entender-se – e, dessa forma, evitar a entrada da Troika e as desvalorizações contínuas do “rating” de Portugal: agora, considerado “lixo”.
Aqui, a teimosia, o protagonismo político e a ambição desmedida de conquistar o poder a qualquer custo impediram uma solução racional e de bom senso. Os apelos do então Primeiro-ministro nada adiantaram.
Pela má experiência que passámos (e ainda estamos a passar, se calhar por longos anos…) faço votos para que os apelos de Barack Obama, junto do Partido Republicano e do Partido Democrata, consigam os seus frutos. Não pretendendo dar lições, apelo aos partidos norte-americanos que olhem para o nosso exemplo e não cometam o mesmo erro.

Sem comentários: