quinta-feira, 12 de setembro de 2013

UM DESAFIO AO PAPA FRANCISCO: ASSUMIR PLENAMENTE A HUMANIDADE




Dos nossos políticos já nada espero e dos religiosos, como César das Neves, muito menos; os primeiros dão-me vómitos, o segundo faz-me vomitar.

Cansado de aturar estes filhos… (de um deus menor, para não cair na vulgaridade de ofender as suas mães) que nos governam, viro-me para a espectativa utópica de uma outra revolução “prometida” pelo papa Francisco.

Como comentário a uma entrevista que Leonardo Boff concedeu ao jornal “La Libre Belgique”, a 9 de agosto de 2013, um leitor – Marc Den Doncker – escreveu estas palavras que considero dignas de serem reflectidas:

O bom Papa Francisco anuncia francamente uma revolução na linha de uma humanidade mais plenamente humana. Ele diz: ‘se alguém é um homossexual que procura Deus e é de boa vontade, quem sou eu para julgá-lo’? Pode bem ser que em algum tempo, o Papa expressará amor por uma pessoa homossexual que não procura necessariamente Deus mas que é malgrado tudo, alguém de boa vontade. Aí estaria a influência do Espírito Santo”.

E continua:

Pode bem ser que, alguma vez, o bom Papa Francisco reflicta bem no fundo de seu coração sobre uma pobre mulher que se perfura com uma agulha de tricotar para se livrar de um feto, fruto de uma violação, porque já não aguenta mais e se encontra desesperada. Pode bem ser que o bom Deus, alguma vez, na sua infinita bondade, faça o bom Papa Francisco entender a situação desesperada desta mulher que tomada de profunda perturbação deseja morrer. Pode bem ser que o bom Deus, na sua infinita bondade, compreenda que um casal que decidiu não ter mais filhos utilize tranquilamente a pílula. Pode bem ser que o bom Deus, na sua infinita bondade, suscite a consciência de que a mulher goza da mesma igualdade e dignidade que o homem”.

Dilacero-me interiormente” – prossegue Marc Den Doncker – “porque a vida nos dá, dia após dia, uma abundância espantosa de factos trágicos. Face a esta situação real, estaria a Igreja pronta para deslizar por um caminho escorregadio, mas na direcção de uma humanidade plenamente assumida, animada pelo Espírito Santo que não tem nada a ver com princípios e casuísmos que acabam por matar o amor ao próximo? É preciso esperar”.

De facto, não são poucas autoridades eclesiásticas – Papas, cardeais, bispos e padres –, salvo raríssimas e honrosas excepções, que perderam o bom senso das coisas, esqueceram a imagem do seu próprio Deus, de Jesus Cristo. Esse Deus cuja característica principal é o amor incondicional e a misericórdia sem limites.

O Papa Francisco na sua conversa com os bispos no Rio pediu uma “revolução da ternura” e a capacidade ilimitada de compreensão e de misericórdia.

Seguramente, muitos bispos e padres devem estar em crise e são instados a enfrentar este desafio da “revolução da ternura”. Devem mudar radicalmente o estilo de relação para com o povo: nada burocrático e frio, mas caloroso, simples.

Este era o estilo do bom Papa João XXIII. Há um facto curioso que revela como entendia as doutrinas e a importância do encontro cordial com as pessoas. O que conta mais: o amor ou a lei? Os dogmas ou o encontro cordial?

Giuseppe Alberigo, teólogo leigo de Bolonha, foi um dos maiores historiadores do Concílio Vaticano II (1962-1965). O seu grande mérito foi ter publicado uma edição crítica de todos os textos doutrinários oficiais dos Papas e dos Concílios desde os primórdios do Cristianismo: o “Conciliorum Oecumenicorum Decreta”. Ele próprio conta no “Il Corriere di Bologna” que em 16 de Junho de 1967 viajou, orgulhoso, a Roma para fazer a entrega solene ao Papa João XXIII do volumoso livro. João XXIII gentilmente tomou o livro nas suas mãos, sentou-se na sua cadeira pontifícia e tranquilamente colocou o volume no chão, pondo ambos os pés em cima do famoso volume.

É um acto simbólico. Tudo bem que haja doutrinas e dogmas. Existem para sustentar a fé não para inibi-la ou servir de instrumento de enquadramento de todos e de condenação.

Pode bem ser que o Papa Francisco se anime a fazer algo parecido, especialmente com referência ao Direito Canónico e a outros textos oficiais do Magistério que pouco ajudam os fiéis. Em primeiro lugar vem o amor, o encontro espiritual e a criação de esperança para uma humanidade atordoada por tantas decepções e crises. Depois as doutrinas. Oxalá o bom Deus, na sua infinita bondade, conduza o Papa Francisco nesta direcção corajosa e simples.
Se assim for, marcará a diferença de entre os grandes líderes mundiais sem escrúpulos e de entre os seus seguidores acéfalos (como os nossos) ainda com menos escrúpulos – Marionetas.


Sem comentários: