domingo, 12 de fevereiro de 2012

A EUROPA TEM DE ACORDAR…




No estudo hoje relatado por Carla Tomás no Expresso e apresentado por uma organização britânica, chega-se à conclusão de que, se os mares europeus fossem explorados de forma sustentável, os países da UE ganhariam milhões de euros.

Vejamos, por exemplo, as melhorias imediatas para Portugal:

"Para Portugal, significaria um aumento de 3,3% no emprego no setor das pescas, gerar um valor adicional de mais 10,6 milhões de euros por ano e reduzir as importações de pescado.
"Os benefícios podem vir a ser maiores para Portugal se o país investir na gestão e na investigação dos recursos marinhos, recorrendo aos fundos comunitários que recebe", explicou ao Expresso Aniol Esteban, da NEF."

Porém, a exemplo dos restantes projectos de desenvolvimento económico no nosso País (e da Espanha que já tem agora, também, um governo de direita), o projecto para Portugal, Espanha e Sul da Europa a está prejudicado:

"O investigador espanhol, que já passou pelo Instituto Oceanográfico português, lamenta que os Governos de Portugal e de Espanha não invistam mais na investigação das suas áreas marinhas. O que impediu os investigadores de apresentarem dados para o mar Mediterrânico."

Ou será que não interessa à Alemanha ("dona" da Europa) a concretização de projectos para desenvolvimento dos países europeus do sul…? A sua costa marítima é extraordinariamente menor que a dos países do sul…

Reparem:


1 comentário:

Anónimo disse...

Nao tem o que eu preciso, vocês precisam afunda mais neste assunto. Portanto considero este site regular. :(