terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

OS BONS EXEMPLOS…




A Mocidade Portuguesa foi instituída pelo Decreto-Lei número 26 611, de 19 de Maio de 1936. Desta faziam parte, obrigatoriamente, todas as crianças, sendo estudantes ou não, com idades compreendidas entre os sete e os catorze anos.
A "Mocidade Portuguesa" cuidava do Desporto Escolar, ao mesmo tempo que preparava a destruição do País. De tal forma que, no auge da II Guerra Mundial (a segunda, de duas guerras, que levou os alemães a tentarem a hegemonia), seguindo o bom exemplo hitleriano, Salazar sentiu a necessidade de "levantar e manter permanentemente actualizada a carta desportiva do País".

Hoje, tal como naquele tempo, a situação mais urgente é a criação da carta desportiva do País. Assim sendo, o Ministro Miguel Relvas desencantou o decreto nº 32 946, de 3 de Agosto de 1943, para fundamentar "a constituição de um grupo de trabalho, com uma composição heterogénea e multidisciplinar, agregando reputados especialistas, para definir a metodologia de elaboração da 'Carta Desportiva Nacional' " (Despacho n.º 1701/2012).

A salazarenta cartilha do bafiento Estado Novo ainda inspira muita gente…

Sem comentários: