quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nem quero acreditar…!


RTP – Jornal da Tarde

Se me contassem, não acreditaria…
Aquilo que, até há bem pouco tempo, consideraria uma relação contra-natura, depois de ver este vídeo, terei de reconsiderar e alertar os mais distraídos.
O que aproxima determinados homens (ou mulheres) não é a honra, nem a ética ou a moral; não são os valores da democracia e o respeito pelos outros e pelos seus ideários; não é a memória daqueles que os precederam.
Zeca Afonso alertou-nos que “Os vampiros devoram-se a si mesmos/ Não usam uniforme, são venais/ Mas quando os mais são feitos em torresmos/ Não matam os tiranos, pedem mais”; e Pablo Neruda apela à memória para honrarmos a gente nobre que nos precedeu: “No nos moveran… Yo vengo a ablar por vuestra boca muerta”.
Todavia, o que une “gentalha” como esta não são os interesses e a salvaguarda dos direitos do povo; não é a luta pela defesa dos interesses nacionais; não é o pugnar por valores mais altos… Não, nada disto. O que une este tipo de gente é a ambição desmedida, a ganância despudorada pelo poder a qualquer custo e garantir o alimento das clientelas que os suportam.
Claro que não refiro somente a estes. Estes são evocados aqui tão-somente como amostragem de muitos outros que, muitas vezes por serem tão evidentes, nem reparamos neles.
É chegado o momento de despertarmos; o tempo urge.

Sem comentários: