segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Computadores e enxadas são ferramentas...




Para justificar o corte na educação, neste caso concreto, acabar com as aulas de informática para o 9º ano, Nuno Crato diz: “Nesta idade, a maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente”. Também sabem o que são enxadas (em tempo sugeridas pelo Sr. Primeiro-ministro) …

Ora bolas, Sr. Ministro! Nesta idade “eles” já sabem contar, sabem falar, sabem o que é sexo, sabem o que é crime, armas, guerras. Sabem também o que é prostituição, embora a maioria não a frequente; mas, se não os educarmos, mais tarde ou mais cedo, confundirão amor com sexo, paixão com prostituição… Poderão saber muito de computadores, mas se não os formarmos (educarmos) a sua utilização estará comprometida, o desenvolvimento será condicionado e a responsabilidade de educar estará, irremediavelmente, prejudicada.

Depois do lápis, aprendi a escrever com aparos de tinta; mais tarde, com canetas de tinta permanente e, depois, com a esferográfica. Já conhecia a régua, o transferidor e o compasso (e utilizava-os, ainda antes de ir para a escola); mas, ensinaram-me a tirar partido e proveito destas ferramentas. Desde o lápis, a caneta, a esferográfica, o compasso e muito mais, que todos nós estamos familiarizados com as ferramentas civilizacionais e, no entanto, o que teríamos de aprender, agora, se tivessem coarctado a nossa formação.

Sr. Ministro, ainda está a tempo de aprender (embora, diz o povo, burro velho não aprende línguas). Inscreva-se num cursinho de “iniciação à pedagogia” ou de “princípios básicos de educação”. É capaz de lhe dar jeito…! Tanto mais que, outrora, a sua crítica era de sinal contrário…

Sem comentários: