segunda-feira, 11 de junho de 2012

ENCOVAR A DEMOCRACIA




Não sei porque continuo a tentar diferenciar-me dos animais, isto é, não sei porque insisto em participar, por forma escrita ou de viva voz, com os meus alertas para os riscos que corremos…

Explico:

Os animais não falam, não avisam nem se preocupam com aquilo que pode pôr em risco a vida ou o bem-estar dos outros, salvo se pertencerem ao mesmo grupo, matilha, manada, cáfila, bando… eu sei lá que mais…

Há, todavia, uma semelhança entre os grupos de animais da mesma espécie e os partidos de direita – grupo de pessoas "encarneiradas" (embora não possam ser considerados rebanhos porque se assemelhem a alcateias) –, que só comunicam entre os elementos do mesmo bando… Só recebem ordens do elemento aglutinador do bando – o líder.

Julgava eu que aquilo que nos diferencia dos animais – a inteligência – pudesse ser elemento catalisador na comunicação e no respeito pelos Direitos do Homem. Mas, tenho-me enganado ou têm-me iludido. O respeito pela vontade da maioria, sem se hostilizar as minorias – a democracia – está em perigo; forças ocultas (i.e. não conhecidas, mas bem próximas) estão a procurar destruí-la…

Não bastando essa virulenta destruição da democracia, temos elementos em exercício de governação, escolhidos através das regras democráticas, a tentarem (e se não agirmos rapidamente, consegui-lo-ão) destruir a credibilidade do sistema democrático.

O exemplo mais flagrante é o do nosso governo… Por incúria, desleixo, incompetência ou má-fé está a contribuir para a destruição da democracia.

Como…? – Mentindo, camuflando os acontecimentos e obedecendo aos nossos verdugos…

Vejamos: O primeiro-ministro afirmou hoje, no jornal i, que acredita e tem confiança "nos esforços desenvolvidos pelo governo espanhol", garantindo que estará atento ao pedido de ajuda feito pelos "nuestros hermanos".

É mentiroso, pois Bruxelas lembrou hoje (não vá o "rapaz" tecê-las e dar o dito por não dito), conforme noticia o Económico online, que Portugal participou no Eurogrupo de Sábado e que aceitou o tipo de resgate espanhol.

Já chega de mentiras! Nem no reino animal os líderes se comportam como o nosso PM…

Já não sei como alertar mais para os riscos que estamos a correr…

Sem comentários: