domingo, 1 de abril de 2012

BIG-BROTHER


A expressão "Big Brother" é usada geralmente para descrever qualquer excesso de controlo ou autoridade por uma qualquer entidade, ou as tentativas, por parte do governo, de aumentar a vigilância sobre os cidadãos.

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro ou, simplesmente, 1984 é um romance do autor inglês Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudónimo de George Orwell. O livro retrata-nos o quotidiano de um regime político totalitário no ano de 1984.

Neste romance, Orwell mostra-nos como uma sociedade oligárquica colectivista é capaz de reprimir qualquer um que se lhe oponha.

O romance foi terminado em 1948 e publicado a 8 de Junho de 1949, antevendo aquilo que seria a sociedade no ano de 1984 – quase uma profecia.

Hoje, protegidos por um governo que vestiu correcta e convenientemente o espírito deste romance, vemos (para além do próprio governo) os patrões, descarada e despudoradamente, a quererem controlar os seus colaboradores (eufemismo para servidor ou escravo).



E não é só o controlo através da localização por GPS… Tentam fazê-lo (e, em grande parte, já o fazem mesmo) através dos telemóveis, do controlo das portagens e pórticos de identificação das ex-SCUDS, da exigência do Estado querer obrigar os avençados a declararem afinidades políticas, etc., etc.

Sem comentários: