domingo, 26 de fevereiro de 2012

O PAPA E AS INTRIGAS NO VATICANO


Mais uma vez não posso evitar divulgar um eloquente testemunho do Pe. Anselmo Borges, retirado da sua crónica deste Sábado, do DN.

"Dizia-me uma vez em Bruxelas, admirado e pesaroso, um ilustre teólogo da Universidade de Lovaina (Joseph Ratzinger até o cita num dos seus livros sobre Jesus de Nazaré; não é herege): "Como é que foi possível o movimento desencadeado por Jesus, essa figura simples e amiga dos pobres, que acabou crucificado, desembocar no Vaticano, com um Papa chefe do Estado?" (…)

(…) a Igreja Católica, a maior, a mais poderosa, a mais internacional Igreja, essa grande comunidade de fé, está "realmente doente", "sofre do sistema romano de poder", que se caracteriza pelo monopólio da verdade, pelo juridicismo e clericalismo, pelo medo do sexo e da mulher, pela violência espiritual. (…)

(…) Não se trata de acabar com a Cúria Romana, mas de reformá-la segundo o Evangelho. Essa reforma implica humildade evangélica (renúncia a títulos como: Monsignori, Excelências, Reverências, Eminências...), (…)

(…) Agora, em finais de pontificado, começaram já as intrigas maquiavélicas e as lutas pelo poder, no sentido de manobrar a sucessão, tendo-se chegado até a falar numa conspiração para matar o Papa. (…)

(…) Desculpem, Reverências e Eminências, mas a Igreja não vai com púrpura, barretes cardinalícios e intrigas de poder. Só com o Evangelho."

(…) Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. (Lc 18,14)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ZECA AFONSO

 Meu amigo, tenho saudades tuas…!

Tenho saudades da tua tolerância pedagógica quando travavas as minhas atitudes impulsivas e repentinas. Tenho saudades…!

Talvez tenha adormecido demais – eu e nós, os de esquerda –, porque hoje temos de dizer:

Zeca, desculpa por não termos conseguido cumprir Abril…!


Vamos tentar arrepiar caminho e concretizar o teu (e nosso) sonho.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUE FUTURO… ASSIM?



"Pedro Passos Coelho ficou de fora porque, como está escrito na página oficial do gabinete de David Cameron, Londres só procurou o apoio dos que lhe pareciam “sintonizados” (like-minded, em inglês)" DN

A incompetência e a subserviência vão levar-nos à aniquilação, ao extermínio…?

Espero que não… e que acordemos a tempo…!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

DESPERTAR


Na semana passada o Governo injectou 600 milhões de euros no BPN, inscritos nas contas de 2011.


Estarão a preparar mais uma justificação para o desvio colossal…?

Mais: esforça-se para garantir condições de retirar o caso BPN da agenda mediática e não só… Até o fez sem cumprir os requisitos legais e que poderá levar à impugnação da venda:


E, qual cereja no cimo do bolo, o JN pergunta "E se o Presidente resignasse?"


Posso não saber o quê, mas que está a preparar-se qualquer coisa, está…

Nem que seja o despertar do povo "adormecido" e as "consciências" dos jornalistas…

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PRESERVATIVO...?





QUE MAL CUIDE EM PERGUNTAR… (VII)


Dado que a conferência relatada aqui no DN era subordinada ao tema "FECUNDIDADE" (e depois de ver o título da notícia) sobreveio-me algumas dúvidas:


– Cordão sanitário (dado que o assunto aqui tratado é fecundidade) é o mesmo que Preservativo…?

– Se sim, quem o utilizou e qual o motivo…?

OPINIÕES



Desagrada-me a generalidade dos alemães. Gosto da maioria dos portugueses. Os alemães são, regra geral, calculistas, frios, obstinados, sem emoções, egoístas… Em contrapartida, os portugueses são solidários, saudosistas, sentimentais, tristes…

Os alemães asneiram por ambição; os portugueses erram por sentimentalismo ou fidelidade.

Mas, ao invés do que é normal em mim, gostei da determinação da imprensa alemã que levou ao pedido de renúncia do seu presidente. Posso dizer, até, que gostei da postura de Christian Wulff (presidente alemão) em demitir-se. Demitiu-se na sequência de notícias e de uma investigação sobre financiamentos privados por parte de empresários "amigos"; mas teve a coragem de o fazer.

Já o mesmo não posso dizer da nossa imprensa, nem do nosso presidente; este não se demite depois de uma escandaleira como a dos benefícios pecuniários que ele e a família auferiram num negócio de favor com Oliveira e Costa, ao tempo patrão do BPN/SLN. Caso os nossos órgãos de comunicação social tivessem um comportamento como os da Alemanha, "Cavaco já devia ter-se demitido há três anos, depois de se ter provado que omitiu factos relevantes e que mentiu descaradamente num comunicado em que declarou que nunca tivera negócios com o BPN (detido a 100% pela SLN) e que as suas acções da SLN, não cotadas na bolsa, tinham sido compradas e vendidas pelo banco gestor das suas “poupanças” e não (como realmente aconteceu) por ele próprio, directamente, ao presidente do BPN/SLN" (Ver em Aspirina B).

Há de quem gosto e os de quem não gosto…! É simples!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PULHAS, CANALHAS, RANHOSOS, CONSPIRADORES, TRASTES…




Melhor do que o título deste post é o texto de Valupi (que identifica os seus destinatários) publicado no "Aspirina B", relativo à excelente entrevista que Pinto Monteiro deu a Clara de Sousa, na SIC, que transcrevo:

"Pulhas, canalhas, ranhosos, conspiradores, trastes, políticos incapazes de fazerem política, políticos que acham que a política não passa da filha-da-putice por qualquer meio, oligarcas e gente séria. Passaram a odiar Pinto Monteiro porque ele foi um dos poucos que resistiu às maiores golpadas contra o poder eleito de que há memória em democracia, orquestradas através de polícias, magistrados, patrões da comunicação social e jornalistas.

Ao mesmo tempo, assistimos a uma absoluta complacência, inércia, impotência, de tudo e de todos, para o que Cavaco Silva fez em 2009 e cuja finalidade era a perversão de actos eleitorais. A disparidade de critérios nos hipócritas que quiseram derrubar Sócrates com campanhas negras, tentativas de assassinato de carácter e ameaças de tribunal e que nem sequer exigem explicações a Cavaco é, em si mesma, uma visão que até aos deuses mete noja."

Contudo, o pior aconteceu depois da entrevista, quando Mário Crespo e um dos seus convidados (José Luís Arnault) tentaram justificar o título deste post como "rótulos" deles próprios… Não conseguiram evitar a apresentação do seu verdadeiro rosto e das suas obsessões como o demonstra, eloquentemente, Estrela Serrano num post do seu blogue "VAI E VEM" que transcrevo parcialmente a seguir:

"Chegado o comentário dos convidados de Mário Crespo, José Luís Arnaut (JLA) esteve à altura da animosidade que figuras do PSD nunca esconderam relativamente a este Procurador. Tendo ele dito a Clara de Sousa que o lugar de PGR é um “lugar solitário”, logo JLA disse que ele se estava a queixar de “estar sozinho” porque tem más relações com a estrutura do MP, parecendo não perceber que o Procurador se referia ao facto de ser um órgão unipessoal. Logo depois aproveitou para comentar que o Procurador também já sabia os poderes que tinha pelo que não se queixasse (o procurador não se queixou apenas analisou). Como o Procurador tivesse dito que nenhum político lhe pediu o que quer que fosse em toda a sua vida de magistrado, JLA logo contrapôs que não era essa a ideia que passa, pelo contrário, e exemplificou com o facto de o Procurador ter respondido com muita pressa a perguntas de José Sócrates, parecendo assim que não era independente.  Depois de muito criticar o Procurador, lá elogiou a sua “seriedade e competência” (sem reparar na incoerência do que dizia, face ao que dissera antes).

(…) É então a vez de o moderador Mário Crespo insistir que  o procurador foi lesto na resposta a José Sócrates quando o processo ainda estava a decorrer…E criticou também o Procurador por ter más relações com a imprensa enquanto JLA condenava a excessiva visibilidade do Procurador.

Mas o que ambos não comentaram foi  o Procurador dizer que enquanto o caso Freeport esteve em segredo de justiça, as especulações e fugas não paravam mas agora que o processo está disponível para consulta ninguém escreve nada sobre ele.

Em suma:

O que os comentadores JLA e M. Crespo  queriam, e do que o acusam, é de o Procurador teimar em cumprir a lei."

Transcrevo e relato estes comentários sem ter assistido ao programa do Mário Crespo… As pessoas que o relatam merecem a minha credibilidade. Só que não me obriguem a ver um programa do Mário Crespo…
Não consigo, dá-me vómitos…

domingo, 12 de fevereiro de 2012

A EUROPA TEM DE ACORDAR…




No estudo hoje relatado por Carla Tomás no Expresso e apresentado por uma organização britânica, chega-se à conclusão de que, se os mares europeus fossem explorados de forma sustentável, os países da UE ganhariam milhões de euros.

Vejamos, por exemplo, as melhorias imediatas para Portugal:

"Para Portugal, significaria um aumento de 3,3% no emprego no setor das pescas, gerar um valor adicional de mais 10,6 milhões de euros por ano e reduzir as importações de pescado.
"Os benefícios podem vir a ser maiores para Portugal se o país investir na gestão e na investigação dos recursos marinhos, recorrendo aos fundos comunitários que recebe", explicou ao Expresso Aniol Esteban, da NEF."

Porém, a exemplo dos restantes projectos de desenvolvimento económico no nosso País (e da Espanha que já tem agora, também, um governo de direita), o projecto para Portugal, Espanha e Sul da Europa a está prejudicado:

"O investigador espanhol, que já passou pelo Instituto Oceanográfico português, lamenta que os Governos de Portugal e de Espanha não invistam mais na investigação das suas áreas marinhas. O que impediu os investigadores de apresentarem dados para o mar Mediterrânico."

Ou será que não interessa à Alemanha ("dona" da Europa) a concretização de projectos para desenvolvimento dos países europeus do sul…? A sua costa marítima é extraordinariamente menor que a dos países do sul…

Reparem:


sábado, 11 de fevereiro de 2012

O ESTADO SOCIAL ESTÁ CADUCO


Leio o Expresso. Logo na primeira página, primeira informação da 24h, primeira coluna, tento compreender a afirmação de Aguiar Branco: "o Estado Social está caduco".

 

Esta "eminência parda", escrivão-mor do partido, ideólogo de uma social democracia que defende um "ultraliberalismo económico desenfreado" e desempenha as funções de (ou está investido em) Ministro da Defesa Nacional ou é muito "naïf", ou quer apalpar o terreno para saber como reagem às suas provocações para acabar de vez com o Estado Social.

Todavia, o PM/PC, habituado a cavalgar a mentira e enganar o povo, chamou a si a tarefa de moldar o programa, para que não se note os reais e verdadeiros objectivos. O texto final será conhecido este mês.

Veremos…!




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PODER DISCRICIONÁRIO



Depois de ver as imagens da TVI, não sei o que me indigna mais; se:

a) …a forma conspirativa como estes dois "artistas" se apresentam;
b) …a altivez da "raça superior" do ministro alemão;
c) …a postura "servil" do nosso "ministro do orçamento".


Poderia equacionar, ainda, a forma como a notícia foi conseguida e a oportunidade da sua divulgação, mas não o faço. Pior… fiquei tristemente desiludido (apesar de saber que a postura de um diplomata e embaixador deva ser diferente do comum dos mortais) com o post do Sr. Embaixador Seixas da Costa no seu blogue "duas ou três coisas". Afinal, para o Sr. Embaixador, a liberdade está balizada entre os políticos "respeitáveis" e a denúncia dos seus comportamentos; a liberdade e obrigação de informar deverá "respeitar" interesses instalados e reconhecidos, não devendo desmascarar os seus intérpretes. Será isto…?

O Sr. Embaixador desiludiu-me…! Já começa a haver muita gente que, dadas as circunstâncias e os seus comportamentos, me começam a desiludir…! outros continuam a fazê-lo…

Quer em Portugal, quer na Alemanha, as pessoas (aquela gente que quando interessa lhe chamamos povo) têm o direito de saber como se comportam os seus governantes e a forma manipuladora como exercem o poder. Ao jornalista compete informar – agrade ou não…


Isto é a tradição de um Povo




Que irá fazer o PM/P…?

De duas, uma:

Ou demite-se, exonera-se, foge, pira-se, escapula-se, emigra…

ou substitui o povo que (des)governa por outro que não seja piegas, saiba poupar (mesmo quando nada tem para comer), seja mais manso, não tenham opinião e não se incomode com a devassa que qualquer ex-espião (ou ao serviço de uma qualquer empresa de capitais estrangeiros) faça à sua privacidade…

Porque penso desta maneira…?

Primeiro, porque  governo que age como este, dificilmente conseguirá manter-se no poleiro, sem que os oprimidos e espoliados se revoltem;

Depois, porque os sinais da revolta já se começam a ver:

– a carta aberta dos oficiais das Forças Armadas relembrando ao ministro da Defesa que "nada os obriga a serem submissos";

– as palavras que o Bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, afirmando que já sente "o cheiro a queda do governo", como reacção à forma prepotente do ministro em relação aos militares;

– a desobediência declarada de grande parte do País à decisão do Primeiro Ministro de acabar com a tolerância da terça-feira de Carnaval nas vésperas desta data; relembremos (Público online):

- Em Lisboa, o socialista António Costa revelou que dará tolerância de ponto aos dez mil funcionários municipais;

O social-democrata Rui Rio já tinha decidido no mesmo sentido no Porto;

Os funcionários municipais de Sines, Torres Vedras, Loures, Amadora e Vila Real terão a terça-feira para “brincar” ao Carnaval, assim como Ovar;

- Na Figueira da Foz e em Cascais a tolerância de ponto será apenas durante a tarde. “É uma decisão extremamente contraproducente, negativa, injusta, precipitada e em cima do acontecimento", criticara o ex-presidente da Câmara de Cascais, o social-democrata António Capucho, à rádio TSF, sobre a decisão de Passos Coelho. Mas o seu sucessor na autarquia, Carlos Carreiras (PSD), assumiu ontem ao PÚBLICO, através da assessoria de imprensa, que, “sendo certo que não haverá tolerância de ponto, está em equação a hipótese de os funcionários” da câmara, “para poderem participar no corso carnavalesco, saírem mais cedo no período da tarde”.

A propósito:

– como se irão "entreter" (produzindo, gerando riqueza) os trabalhadores da função pública nas suas repartições vazias, sem ninguém para atender…?

– quanto se gastará em electricidade, água, gasóleo, gasolina e demais recursos sem qualquer benefício ou proveito…?

– e as escolas…? os professores darão aulas ao "vazio"…?


De facto, já chega…! BASTA!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AFINAL, O QUE É A TROIKA?


Não resisti a transcrever o esclarecedor texto de André Mano, colocado no blogue Manuscritos Digitais, em 7-02-2012:

                          "A Troika resumida por André Mano

           

A Troika é um sindicato ao serviço dos grandes bancos, os grandes bancos fabricam dívida dos países para os obrigar a contrair empréstimos, ao contrair empréstimos os países têm que dar como garantia os recursos naturais (população incluída) como garantia – daí as privatizações e os cortes sociais.

É claro que se emprestas dinheiro e ao mesmo tempo tiras o trabalho às pessoas, elas não poderão pagar o empréstimo. Com os países é o mesmo padrão – tornar a dívida impagável para forçar o pais a um empréstimo para pagar… o empréstimo (e mais cedências económicas do país, claro) No fim do processo toda a riqueza do país foi transferida para uma pequena elite e o país torna-se literalmente escravo da elite bancária e junta-se a dezenas de outros que vêm sendo subjugados pela grande finança desde os anos 70.

É um golpe genial de tão simples que é, ainda mais genial pelo facto de a primeira parte deste plano ser o controlo dos meios de comunicação social e é por isso que nunca verás o que aqui escrevi exposto na televisão ou nos jornais…"

Esclarecidos…?

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

OS BONS EXEMPLOS…




A Mocidade Portuguesa foi instituída pelo Decreto-Lei número 26 611, de 19 de Maio de 1936. Desta faziam parte, obrigatoriamente, todas as crianças, sendo estudantes ou não, com idades compreendidas entre os sete e os catorze anos.
A "Mocidade Portuguesa" cuidava do Desporto Escolar, ao mesmo tempo que preparava a destruição do País. De tal forma que, no auge da II Guerra Mundial (a segunda, de duas guerras, que levou os alemães a tentarem a hegemonia), seguindo o bom exemplo hitleriano, Salazar sentiu a necessidade de "levantar e manter permanentemente actualizada a carta desportiva do País".

Hoje, tal como naquele tempo, a situação mais urgente é a criação da carta desportiva do País. Assim sendo, o Ministro Miguel Relvas desencantou o decreto nº 32 946, de 3 de Agosto de 1943, para fundamentar "a constituição de um grupo de trabalho, com uma composição heterogénea e multidisciplinar, agregando reputados especialistas, para definir a metodologia de elaboração da 'Carta Desportiva Nacional' " (Despacho n.º 1701/2012).

A salazarenta cartilha do bafiento Estado Novo ainda inspira muita gente…

BOAS PRÁTICAS GOVERNATIVAS




Com o pedido de divulgação, recebi, por e-mail, do meu amigo Maximiliano Carvalho o seguinte texto:

"PARABÉNS BRASIL!!!
Leiam com cuidado... e atenção!!! E digam-me... SE ELES CONSEGUEM, PORQUE É QUE NÓS NÃO CONSEGUIREMOS MORALIZAR A NOSSA CLASSE POLÍTICA, PRINCIPALMENTE OS NOSSOS DEPUTADOS DAS ASSEMBLEIAS DE REPÚBLICA E MUNICIPAIS?
UMA LEI DESTAS É HISTÓRICA.... SEJA EM QUE PAÍS FOR!!!
Lei de Reforma do Congresso de 2011 (emenda da Constituição do Brasil)
Pela Lei de Reforma do Congresso, de 2011 (emenda da Constituição do Brasil).
A Lei da Ficha Limpa foi promulgada e aprovada rapidamente. Porquê?  O povo exigiu e, a meu ver, a Presidente...quis:
1. O congressista será assalariado somente durante o mandato. E não terá aposentadoria proveniente somente pelo mandato.
2. O Congresso contribui para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Todo o fundo (passado, presente e futuro) atual no fundo de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. O Congresso participa dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.
3. Congresso deve pagar para seu plano de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.
4. Congresso deixa de votar seu próprio aumento de salário.
5. Congresso perde seu seguro atual de saúde e participa do mesmo sistema de saúde como o povo brasileiro.
6. Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõem o povo brasileiro.
7. Servir no Congresso é uma honra, não uma carreira. Parlamentares devem servir os seus termos (não mais de 2), depois ir para casa e procurar emprego. Ex-congressista não pode ser um lobista.
Ficha Limpa é uma lei brasileira originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu mais de 2 milhões de assinaturas.
O Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 5 de maio de 2010 e também foi aprovado no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votação unânime. Foi sancionado pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010. Esta lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar."

Percebe-se, agora e em Portugal, o corrupio de assessores no governo, o número elevadíssimo de deputados no Parlamento (para decidirem o que as cúpulas partidárias já decidiram e impõem), as manigâncias dos autarcas instalados, etc., etc.… Apercebemo-nos das reformas chorudas por desempenhos (ao serviço do Estado) em períodos pequenos e transitórios; porém, com reformas elevadas antecipadas, autónomas e vitalícias.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

MANIPULANDO A HISTÓRIA


Quando um jornalista (no caso concreto, uma jornalista) quer ser a tal ponto protagonista na História que a manipula…
Quando, em vez de informar, este jornalista (esta jornalista) gera "concertações" para fazer informação ou adulterar a história deste País…
Quando um jornalista se "põe a jeito" para ser manipulado pelos poderosos deste mundo…
Quando este jornalista (esta) não é uma estagiária, mas uma "referência" do nosso jornalismo…

E faz aquilo que fez… (leia aqui)

Percebe-se como chegou a este estado o jornalismo em Portugal; e podemos concluir que o nosso jornalismo não informa – forja a informação a difundir

Que me desculpem os jornalistas honestos e eticamente correctos…!

Qualquer pessoa pode cair numa armadilha e agir involuntariamente contra os seus princípios; porém, quando toma conhecimento do erro, deve prontamente ressarcir-se do mesmo.

Se ela o tivesse feito, neste caso, teria dado tempo ao povo de se inteirar e ficar a saber quem são os poderosos e como agem na manipulação da história.

Não o fez…

Isto é grave!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SUB-PRIME = A INOVAÇÃO



Quando se fala na necessidade de Inovar, certamente não nos referimos ao mesmo que António Borges pensa.

Todavia, com este "iluminado" governo nunca se sabe…

Depois de se ver (aqui) como o ex-Administrador do Goldman Sachs International, do FMI, etc. pensava em 2008, estamos esclarecidos – "António Borges vai liderar equipa que supervisiona as privatizações" (no Publico online).

Há dúvidas…?

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ACABAR COM A CULTURA


Para acabar de vez com a cultura portuguesa e a lusofonia original há-que dar respostas aos pedidos imposições de alguns (quero dizer de um) PALOP (não estou a referir-me aos PLP ou CPLP). Isto vê-se na Televisão, no encerramento de programas de rádio (eufemismo para saneamento por delito de opinião), na Economia na …nossa dependência cada vez maior de uma única família…

Claro que não estou a referir-me ao Brasil. Este País, apesar de tudo, tem-nos respeitado, como o demonstrou Lula da Silva e, agora, Dilma Rousseff.

No artigo do DN de Thiago Pinheiro, no Rio de Janeiro o seguinte apelo: "o 'pedacinho de Portugal no Brasil' deve procurar um novo lugar para não deixar órfãos todos aqueles que acreditavam que a Livraria Camões era um pólo interativo da intelectualidade brasileira, mas, principalmente, um espaço dedicado à cultura lusófona no Brasil".

Valerá a pena questionarmo-nos de quem é a culpa…?