sexta-feira, 5 de outubro de 2012

REPÚBLICA – A COISA PÚBLICA


 SERÁ UM DESRESPEITO PELO SÍMBOLO NACIONAL?

Na wikipedia pode-se constatar que República (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo.

A origem deste sistema político está na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senado. Nicolau Maquiavel descreveu o governo e a fundação da república ideal na sua obra "Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio" (1512-17). Estes escritos, bem como os de seus contemporâneos, como Leonardo Bruni, constituem a base da ideologia que, em ciência política, se designa por republicanismo.

Um regime Republicano é, pois, um regime que assenta num princípio em que se privilegia o sentido etimológico de "bem comum". Hoje em dia, o termo república refere-se, regra geral, a um sistema de governo cujo poder emana do povo, ao invés de outra origem, como a hereditariedade ou o direito divino. Poder-se-á, mesmo, dizer que o espírito da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade são a expressão mais eloquente do sentimento Republicano.

Este era o regime instituído em Portugal desde 1910 e que terminou hoje…!

Terminou hoje porque deixou de ser Res Publica para passar a ser Res Privada. Foi o golpe final. A liberdade tem-se vindo a esfumar; a igualdade (a tão falada equidade acabou por causa deste neo-liberalismo exacerbado que nos impõem); a fraternidade… já era…

Hoje, último feriado comemorativo da implantação da República em Portugal, deixou de se fazer uma celebração pública, de todos os cidadãos livremente interessados. À cerimónia de "encerramento" só tiveram acesso os iluminados e quem estes acharam por bem convidar. Foi uma cerimónia privada

Res Publica é que não é…!

Sem comentários: