segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ADULTOS E RESPONSÁVEIS



Já me custa e atormenta ser invadido, diariamente, pelas notícias dos disparates (ou perversidades) praticadas pelos nossos governantes. Tinha feito uma promessa a mim próprio de não repercutir as notícias propaladas dos habituais dislates dos "priores" da nossa "paróquia". Mas, quando se tenta ludibriar os obscenos actos de destruição da nossa economia, camuflando-os de "intervenções corajosas para poupar", sinto-me desobrigado a cumprir a minha promessa.

Apreciemos a grande golpada, como lhe chama o CM:

"O Governo decidiu extinguir a Fundação das Salinas do Samouco, instituição que o Estado se comprometeu a criar junto de Bruxelas como contrapartida do financiamento comunitário para a construção da Ponte Vasco da Gama.

A fundação tinha por objectivo preservar as salinas que se encontram na Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo. Entre as entidades presentes na génese da fundação, está a Lusoponte, presidida por Ferreira do Amaral, que, como concessionária da ponte, assumiu o compromisso de contribuir com 300 mil euros anuais, até 2030, para o funcionamento da fundação. Com a extinção decretada, o Estado liberta a Lusoponte de qualquer compromisso e transfere todas as responsabilidades para o Instituto Nacional de Conservação da Natureza."

Os nossos governantes já estão habituados a que se desrespeitem as contrapartidas negociadas nos contratos celebrados. Umas vezes porque desaparecem os dossiers, outras porque são furtados dos carros os contratos de contrapartidas renegociados, outras, ainda, porque serviram somente para lançar poeira nos olhos do povo…

Desta vez, a exemplo do que tem sido a (des)governação deste governo, premiaram a Lusoponte com a isenção de pagamento de € 300.000,00 à Fundação para a Protecção e Gestão Ambiental das Salinas do Samouco, (o que corresponde à módica quantia de € 5.400.000,00 até 2030), passando esta responsabilidade a ser suportada por nós, pagadores com os nossos impostos, através do Instituto Nacional de Conservação da Natureza.

Já é tempo de pararem a sangria que têm provocado na nossa economia. Ele foi o BPN, a privatização da EDP (leia-se nacionalização chinesa) a fantochada da extinção das Fundações, etc., etc., etc.

Basta! Se me perguntarem quem quero ver a governar este País, a minha resposta é simples – ADULTOS e RESPONSÁVEIS!

Sem comentários: