sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MAIS VALE FECHAREM O PAÍS…



O Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, pode vir a encerrar temporariamente, afirmou hoje à rádio TSF o seu presidente, Arlindo Oliveira.

Esta medida estará a ser equacionada como medida última de poupança, tendo em atenção os sucessivos cortes na dotação do Ensino Superior.

As declarações do Presidente do IST surgem depois de ter sido decretado o aumento “inesperado”, segundo Arlindo Oliveira, das contribuições para a Caixa Geral de Aposentações, que passa de 15% para 20%.

“O corte acumulado em relação a 2011, que já foi um ano apertado, é de 10%”, afirmou Arlindo Oliveira. Reduzir os serviços ao mínimo e fechar mesmo durante algum tempo são hipóteses que o presidente do instituto não descarta, tendo em atenção o contexto de cortes consecutivos.

O IST é um dos pilares de desenvolvimento económico do nosso País. "Se fecharem o Técnico, mais vale fecharem também o país!"

O Instituto Superior Técnico, fundado em 1911, assume, neste momento, a presidência da rede CLUSTERConsortium Linking Universities of Science and Technology for Education and Research –, que reúne as melhores universidades europeias de Ciência e Tecnologia.


 Para se perceber a importância no desenvolvimento do País e segundo dados da própria instituição, 61% dos alunos encontram emprego antes de concluírem o curso, sendo que 92% dos licenciados no Instituto encontram emprego até seis meses após a conclusão do curso.

Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico, foi apanhado de surpresa com a notícia do possível encerramento da instituição.

"O Técnico é a melhor universidade de Portugal. Forma engenheiros, arquitetos, cientistas... se fecharem, quem é que vai pôr toda a economia do país a funcionar?", perguntou ao SAPO Notícias.

"Se fecharem o Técnico, mais vale fecharem também o país. Aí seremos apenas fornecedores de mão-de-obra barata, comandados por outros", concluiu.

E, mais uma vez, uma pergunta que ficará por responder:

Quem são os senhores que os nossos governantes adoram e idolatram…?

Estão a fazer aquilo que a guerra colonial não conseguiu – dar cabo da nossa juventude.

Sem comentários: