terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ANAWIM ou DALIM…?



Quem, crente ou não, desconhece as Bem-aventuranças? Penso que muito poucos as desconhecem ou, dito de outra maneira, ainda não ouviu falar delas – "Bem-aventurados os pobres…"

O texto das Bem-aventuranças pode ser encontrado nos Evangelhos de Mateus e de Lucas, com uma pequena diferença. O de Mateus reza assim:

"Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu" (Mt 5,3); o de Lucas, deste modo: "Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus".

O Evangelho de Mateus foi escrito em grego, mas a sua língua materna tinha dois conceitos distintos (daí ter definido um conceito aparentemente novo, os pobres de espírito): o conceito de DAL (dalim, no plural) e o conceito de ANAW (anawim, no plural). Deste modo, poderemos considerar dois tipo de pobres:

-        Os pobres dalim – pessoas que se encontram numa situação sem terem o mínimo para viver com dignidade; e
-        Os pobres anawim – aqueles que explícita ou implicitamente admitem que tudo o que têm receberam de Deus e, por isso, se abrem aos outros incondicionalmente.

Confundir estes dois conceitos permite dar razão a Marx (que dizia que a religião era o ópio do povo) e a Freud (que a religião era uma neurose colectiva).

Ora, o povo português, talvez motivado por princípios religiosos de tradição cristã ou judaico-cristã ou, simplesmente, porque está no seu ADN, tem dado provas de uma extraordinária Bem-aventurança – a Solidariedade. Vimo-lo pela forma como foi feita a globalização iniciada no século XV por este maravilhoso povo e vemo-lo, agora, nas diversas campanhas que, por exemplo, o Banco Alimentar Contra a Fome, a Caritas e tantas outras associações de solidariedade e de voluntarismo em que tem participado.

Este é o povo português. É um povo constituído, na sua grande maioria, por pobres anawim que este governo quer transformar em pobres dalim.

Basta! A nossa história já demonstrou que, mais tarde ou mais cedo, acabamos com os tiranos exploradores.

Basta!

Nem para ganhar o Céu necessitamos de ser pobres…!

Porquê agradar a quem nos rouba e tiraniza…?

Sem comentários: