quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

A IMPORTÂNCIA DO CÂNHAMO AO LONGO DOS TEMPOS



 

O cânhamo é uma planta da família das Cannabaceae, da mesma espécie da planta da maconha (Cannabis sativa), porém, cultivada de forma a ter baixos níveis de THC, o composto psicoactivo encontrado na maconha. No Século XV, o cânhamo era amplamente cultivado e utilizado por várias culturas ao redor do mundo devido às suas diversas aplicações.

Neste Século, o cânhamo era especialmente valorizado pelas suas fibras, que eram utilizadas na produção de tecidos, cordas, velas de navios, papel e outros materiais. As fibras de cânhamo eram conhecidas pela sua durabilidade e resistência, tornando-as ideais para uso em várias aplicações industriais e domésticas.

Além disso, o cânhamo também era utilizado na alimentação e na saúde. As sementes de cânhamo eram consumidas como alimento e eram consideradas nutritivas, ricas em proteínas, ácidos gordos essenciais, vitaminas e minerais. Óleos derivados do cânhamo também eram utilizados em preparações medicinais para tratamentos de diversas condições de saúde, embora as práticas e conhecimentos médicos da época fossem limitados em comparação com os de hoje.

Todavia, no Século XV, o cânhamo desempenhava um papel importante em várias áreas da vida quotidiana, desde a produção de materiais até o uso na alimentação e saúde.

Não há, contudo, evidências históricas concretas que comprovem o uso do cânhamo para mascar por parte dos marinheiros portugueses no Século XV. No entanto, é importante notar que o cânhamo tem sido utilizado ao longo da história de várias maneiras, incluindo como matéria-prima para cordas e tecidos, bem como para usos medicinais e recreativos.

É possível que, devido à presença do cânhamo em navios como matéria-prima para cordas e velas, algumas tripulações pudessem ter acesso à planta e potencialmente experimentá-la de diferentes maneiras, incluindo o mascar. O uso recreativo ou medicinal de cânhamo foi mais documentado outras culturas e períodos históricos.

O uso do cânhamo, tanto para fins recreativos quanto medicinais, tem uma longa história em várias culturas ao redor do mundo. Alguns exemplos incluem:


 

1.     China Antiga: O cânhamo é cultivado há milhares de anos na China, onde era utilizado para produção de tecidos, papel, alimentos e fins medicinais. Há evidências de que o cânhamo era utilizado como remédio para diversas condições de saúde.

2.    Índia Antiga: Na Índia, o cânhamo era cultivado e utilizado há milhares de anos, principalmente para fins medicinais e religiosos. No hinduísmo, o cânhamo é associado ao deus Shiva e é utilizado em rituais religiosos.

3.    Antigo Egipto: Os egípcios cultivavam cânhamo há milhares de anos para produção de tecidos, cordas e papel. O cânhamo também era utilizado com fins medicinais.

4.    Idade Média e Renascimento na Europa: Durante a Idade Média e o Renascimento, o cânhamo era uma cultura importante na Europa, sendo utilizado para produção de tecidos, cordas, velas e papel. Também era valorizado pelas suas propriedades medicinais e alimentícias.

5.     Séculos XVIII e XIX: O cânhamo era uma cultura comum na América do Norte, Europa e outras regiões durante os séculos XVIII e XIX. Nos Estados Unidos, por exemplo, o cânhamo era cultivado principalmente para produção de cordas e tecidos. Além disso, o cânhamo também era utilizado em preparações medicinais e, ocasionalmente, para fins recreativos.

6.    Século XX em diante: O uso recreativo e medicinal do cânhamo e de seus derivados, como o óleo de CBD, tornou-se mais difundido em muitas partes do mundo no século XX e continua até os dias actuais, à medida que mais pesquisas são realizadas sobre seus potenciais benefícios para a saúde.

 




Sem comentários: