segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

É PROIBIDO TER ESPERANÇA!


É o próprio clero – na pessoa dos seus mais altos dignitários (que, contrariando os ensinamentos evangélicos, deveriam ser os mais humildes) – quem retira as últimas réstias de esperança aos fiéis. Foi assim no passado, é-o no presente e, agora, começo a temer que o venha a ser no futuro…

Acreditei que o espírito de humildade do Papa Francisco pudesse influenciar a mudança de atitude destes actuais fariseus – “sepulcros caiados de branco”… – o clero, quando exerce poder (qualquer que ele seja).

A comprovar as minhas convicções, observem o testemunho que o Patriarca de Lisboa – Manuel Clemente (ou deverei dizer Dom Manuel Clemente?) – revela, reactivando os meus temores, numa entrevista concedida ao Jornal Económico, do qual extraí uma pergunta do jornalista e a sua correspondente resposta:

Pergunta do jornalista:

“O Papa Francisco tem sido anunciado como uma lufada de ar fresco pela sua proximidade, ao contrário do Papa Bento XVI. Podem criar-se falsas esperanças de uma abertura da Igreja, que depois não se concretizam? Se quiser, um efeito Obama: quando chegou, pensou-se que mudaria tudo nos EUA e já vimos que isso não acontecerá. O Papa Francisco pode ficar marcado por um efeito Obama?”

Resposta do patriarca, Clemente:

“Isso é inevitável. Quando lançamos uma proposta, criamos sempre o risco de alimentar expectativas que depois não se realizam. Não é por causa disso que nós não devemos propor. O Papa Francisco achou que devia fazer uma consulta – que é a palavra que ele utiliza – aos cristãos em geral acerca da temática do próximo sínodo. Ele acha isso importante, portanto, é expectável que as pessoas pensem que será quase como um recomeço da Igreja. Mas não vai ser. Quem avança levanta uma certa poeira, que depois assenta e continua a estrada.”

Do mesmo modo que, em Portugal, o Governo exerce as suas funções sob a orientação da Troika, ignorando muitas vezes o respeito pela Constituição, assim procede o Patriarca de Lisboa: ignora o Papa, age segundo orientações da Cúria Roma e ignora a Constituição do Cristianismo – o Evangelho.

Estou em crer que tudo isto que acontece no mundo actual não acontece por acaso…

Que nome se poderá dar às forças (ou força!) que permanente e sistematicamente tentam retirar a Esperança à humanidade…?



Sem comentários: